header mobile

Igualdade de Género em Portugal 2010 / Gender Equality in Portugal 2010

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Código

CD 7.3 Estudos

N.º/Ref.

1

Suporte

CD

Ano

2011

Autor

CIG

Editora

CIG

Local

Lisboa

Notas

Igualdade de Género em Portugal 2010pretende promover a difusão do conhecimento sobre a situação e a evolução no que se refere à igualdade entre mulheres e homens em Portugal. Esta foi iniciada em 1980, aquando da II Conferência Mundial sobre as Mulheres, das Nações Unidas, e tem vindo, desde então, com carácter periódico, a ser regularmente actualizada, aumentada e editada.
Pretende-se, assim, dar resposta a um dos objectivos estratégicos da Plataforma de Acção de Pequim, resultante da IV Conferência Mundial sobre as Mulheres, organizada pelas Nações Unidas e realizada em Pequim, em 1995 e que refere a necessidade de se produzir e difundir dados e informação desagregados por sexo, essenciais para o desenho e implementação de políticas públicas sensíveis ao género.
Este é, portanto, um documento de carácter essencialmente informativo, compreendendo dados de natureza quer legislativa quer estatística, nas múltiplas vertentes da sociedade que reflectem os fenómenos de desigualdade que subsistem e que se repercutem no quotidiano de todas as pessoas. Integra, ainda, informação sobre os mecanismos para a igualdade existentes em Portugal e nos Estados membros da União Europeia, bem como sobre outros organismos internacionais.
A presente edição está dividida em três capítulos: Contexto Político, Económico, Social e Histórico; A Igualdade e a Situação das Mulheres e Mecanismos para a Igualdade.

lr20121023020313

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade