header mobile

Penacova e Animar unidos na prevenção dos incêndios (O Despertar, 18/5/2018)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Elaborar um conjunto de propostas que contribuam para um plano de desenvolvimento integrado que previna a repetição de catástrofes dos incêndios como as ocorridas no último verão na região de Penacova é o objetivo ambicioso que juntou a Câmara Municipal, a Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a União de Freguesias de Friúmes e Paradela.
Neste sentido, a autarquia e a Animar assinaram, no sábado, um protocolo com vista à realização da XII edição MANIFesta - Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária, processo que agora se inicia. De acordo com o Município, este processo deverá decorrer até outubro, altura em que serão apresentadas as propostas de prevenção das catástrofes que têm fustigado a região e que visem também o desenvolvimento integrado do território, à luz dos princípios do desenvolvimento local e da economia social e solidária.
Para dar seguimento a este processo, as entidades envolvidas comprometeram-se a realizar até meados de junho um encontro com as associações locais.
"O desejo das instituições envolvidas é que este seja um plano participado, construído com as pessoas que vivem ou trabalham na região, com o poder local, com o tecido associativo e com o conhecimento académico e da ciência", explica a autarquia, em nota divulgada.
O presidente da Animar, Marco Domingues, considera que é importante ouvir e envolver as pessoas, fazer um levantamento dos recursos locais e cruzar os anseios e os saberes das populações com os contributos vindos do exterior, de forma a, em conjunto, contribuir ativamente para o desenvolvimento dos territórios afetados pelos incêndios.
O presidente de Penacova, Humberto Oliveira, espera que do processo MANIFesta possa resultar um plano capaz de criar uma nova floresta e que se abram perspetivas tanto para o aproveitamento do rio Alva como para a ligação das duas margens, potenciando assim o desenvolvimento da Cumeada (a margem "esquecida").

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade