header mobile

"Cidadania em Portugal" discutida na região (Diário de Viseu, 24/1/2017)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

A partir de hoje serão visitados os concelhos de Sátão, Vouzela, Mangualde, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Viseu

O Roteiro Cidadania em Portugal percorre, a partir de hoje, vários concelhos da região.
O objectivo da iniciativa, realizada numa parceria entre o Governo e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), é colocar as redes e comunidades locais a discutir os temas da cidadania, da participação cívica, o combate às desigualdades ou as discriminações.
Nesse sentido, a equipa do roteiro está hoje, entre 14h30 e as 17h00, na Casa da Cultura de Sátão, para discutir a 'Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social'. Amanhã, o debate passará, entre as 9h00 e as 10h00, pela Escola Básica de Campia, entre as 10h00 e as 11h30, pela Escola Básica de Vouzela, entre as 12h00 e as 13h00, pela Escola Secundária de Vouzela e, entre as 15h00 e as 17h30, pelo jardim da Câmara Municipal de Vouzela, numa acção de rua.
O dia termina no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde, às 18h00, com a exibição do filme 'Amanhã'.
Quinta-feira, a partir das 9h15, o roteiro vai estar no Auditório da Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde, para discutir 'Educação para a Cidadania e Igualdade de Género' e para a visualização da curta-metragem “O Muro”, seguida de debate e grupos de trabalho.
Na sexta-feira, será a vez do roteiro passar por Oliveira de Frades, mais concretamente, pela escola secundária, entre as 9h30 e as 11h30, para um debate sobre 'Cidadania, Direitos Humanos e Diversidade Cultural/Dia Internacional da Memória do Holocausto'.
O mesmo assunto será discutido, entre as 12h30 e as 14h45, na Universidade Sénior de S. Pedro do Sul, sendo que, à tarde, entre as 15h00 e as 17h00, na Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, serão visionados vídeos, além de se promoverem acções de sensibilização.

Roteiro em Viseu

O Roteiro Cidadania em Portugal também vai estar em Viseu. Na sexta-feira à noite, passará, a partir das 21h30, pelo Carmo 81, promovendo um concerto e uma conversa de comemoração do 3.º aniversário do projecto “A Voz do Rock”.
No dia seguinte, entre as 10h00 e as 12h00, estará na Escola Superior de Educação de Viseu, participando na sessão do Café Memória. A partir das 14h00, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, o roteiro realizará uma actividade paralela ao ciclo de conferências ‘Conversas Com...’, debatendo a ‘Educação, Deficiência, Parentalidade e Inclusão’ numa assembleia infantil.
O roteiro teve início no passado dia 24 de Outubro – Dia Municipal para a Igualdade – e vai percorrer todo o país até ao próximo dia 30 de Junho.
No percurso do roteiro estão já mais de 140 municípios de Portugal.

 

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade