header mobile

Carrinha trouxe mais cidadania à Covilhã (Notícias da Covilhã, 19/1/2017)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Projecto promovido pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade pretende que as comunidades sejam cada vez mais activas

O Roteiro “Cidadania em Portugal: Parar, Pensar, Agir” passou no passado dia 11 pela Covilhã e desafiou a comunidade covilhanense a uma reflexão e acção sobre a cidadania e participação cívica.

A iniciativa, que resulta de uma parceria entre o Governo e a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, arrancou na Covilhã com uma acção de sensibilização de rua, junto à Biblioteca Municipal subordinada aos temas “Educação para a Cidadania; Combate às Desigualdades e Igualdade de Género” e seguiu depois para o Bairro do Cabeço, no Tortosendo, onde realizou uma tertúlia e abordou o tema da “Diversidade Cultural e Descriminação de grupos éticos”. As actividades do roteiro terminaram na EPABI, com uma sessão participativa de sensibilização sobre “Violência no Namoro”.

Sandra Silvestre, membro da equipa de animação de roteiros, explica que o projecto promovido pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, é um desafio “lançado às comunidades locais, às autarquias e às parcerias locais para colocarem na ordem do dia as questões da cidadania, da não discriminação e dos direitos humanos. Ou seja, o grande objectivo é levar as comunidades a serem cada vez mais participativas”.

De acordo com Sandra Silvestre, “a adesão está a ser fantástica” tendo a carrinha já passado até ao momento em “mais de 50 municípios”. “A meta inicial era de cerca de 100 concelhos. Neste momento já temos mais de 200 manifestações de interesse e portanto temos de alargar o roteiro”.

Apesar da adesão por parte dos municípios estar a superar as expectativas, Sandra Silvestre, conta que por parte da comunidade tem encontrado algumas reservas. “Encontramos pessoas e comunidades um pouco desanimadas e que acham que não vale a pena participar, mas por outro lado encontramos também pessoas muito empenhadas na melhoria das condições de vida do seu território e no desenvolvimento das suas terras”.

O roteiro, que se encontra na sétima semana de actividade, vai percorrer até dia 30 de Junho, o País, numa carrinha equipada com recursos lúdico-pedagógicos para apoiar a dinamização das actividades propostas pelas redes locais.

Ana Rita Pinto

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade