header mobile

Serviço Voluntário Europeu irradia da aldeia de Chãos (Alcobertas), (Região de Rio Maior, 11/3/2016)

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

1. Tasquinhas de Rio Maior
Mais uma edição e a aldeia de Chãos esteve presente nas Tasquinhas de  Rio Maior.
A semana foi longa e envolveu a comunidade e os nossos voluntários em Serviço Voluntariado Europeu (projecto no âmbito do programa ERASMUS+).
Os nossos voluntários participaram nesta edição, apoiando e ajudando, quer na cozinha, no serviço e atendimento das mesas quer no apoio à divulgação de várias actividades que se organizam na aldeia de Chãos.
E, claro, puderam também apresentar comida tradicional dos seus países. Assim, o Florian, de França, confeccionou “choux”, a Mariam, da Arménia, confeccionou um doce com massa folhada, nozes e mel que pôde ser apreciado à sobremesa, e a Gunes, da Turquia, preparou umas entradas à base de batata e queijo.
Desta forma, foram envolvidos nas Tasquinhas os nossos voluntários em Serviço Voluntariado Europeu, pelo que puderam ter, assim, a oportunidade de um contacto mais próximo com a comunidade envolvente, bem como de vivenciarem a nossa cultura!
Todas as actividades envolvendo os nossos voluntários podem ser seguidas no facebook em: EVSTerra Chãos.

2. Agrupamento de Escolas da Benedita
No dia 7 de Março, os nossos voluntários Florian (França), Gunes (Turquia) e Mariam (Arménia), estiveram pela terceira vez, com os alunos de 5º e 6º ano.
Nas duas primeiras vezes, os nossos voluntários partilharam a geografia, arquitectura, comida tradicional, imagens e curiosidades dos seus países.
No dia 7, os nossos voluntários, puderam falar sobre as suas religiões e crenças, com estes alunos, no período da manhã (integrados na aula de Formação Cívica e Educação Moral e Religiosa Católica), e no período da tarde abordaram os hábitos alimentares, pratos tradicionais e a influência da religião nestes hábitos (estes 90 minutos, foram integrados na aula de Ciências da Natureza e de Educação Moral e Religiosa Católica).
A participação dos professores envolvidos foi fundamental para que tivesse sido colocada em prática a Educação Não Formal.
Os alunos puderam assim aprender em grupo, aprender palavras no idioma dos nossos voluntários e puderam também clarificar e desmistificar preconceitos sobre o Islão (tendo havido várias questões acerca dos terroristas).
Assim, podemos dizer que foi um dia muito enriquecedor para os nossos voluntários e para os alunos.
Fica aqui o nosso agradecimento especial à direcção da Escola e aos professores envolvidos por esta colaboração que nos apraz a todos, e que tem sempre uma crítica positiva, da parte dos alunos e dos voluntários.

Nota - O Serviço de Voluntariado Europeu é um projecto que se encontra no âmbito do Programa ERASMUS+. A associação Rancho Folclórico de Chãos está acreditada para poder enviar voluntários para outros países e também para acolher voluntários de outros países. Para mais informações, contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Crónicas de: Raquel E. F. Ezequiel

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade