Portugal e o Desenvolvimento Global num mundo em mudança

16/11/2021 |

O Seminário “Portugal e o Desenvolvimento Global num mundo em mudança”, organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e apoio do Camões I.P, terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, sendo possível também a participação via online. 

A construção da nova Estratégia da Cooperação Portuguesa 2021-2030 acontece num momento particularmente desafiante. O aumento das desigualdades entre e dentro dos países, a crise ecológica, a erosão do multilateralismo e dos sistemas democráticos, e outros fenómenos agravados pela pandemia de Covid-19 ameaçam a realização plena da Agenda 2030. Espera-se, por isso, que o enquadramento estratégico definido por Portugal responda a estes e outros desafios, e permita potenciar o contributo do país para um mundo mais justo e sustentável.

Neste contexto, o Seminário “Portugal e o Desenvolvimento Global num mundo em mudança” tem por principal objetivo discutir o futuro da Cooperação Portuguesa num momento de redefinição estratégica determinante para a próxima década. O evento contará com a presença de representantes de entidades governamentais, de organizações da sociedade civil e de parceiros importantes de Portugal. Ao longo da sessão será ainda apresentada a Visão da Plataforma Portuguesa das ONGD sobre o futuro da Cooperação Portuguesa – um documento publicado no final de 2020 e que contempla um conjunto de recomendações destinadas a contribuir para o processo em curso. 

O evento realizar-se-á na Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 3, às 14:30 do dia 16 de novembro, em formato híbrido, com participações presenciais e online.

Para participar, deve proceder à inscrição aqui até ao dia 14 de novembro, indicando se pretende assistir presencialmente ou remotamente. A participação presencial está limitada às vagas existentes e sujeita a confirmação prévia.


Programa 

14h30 – Mensagem de boas-vindas  
Maria Hermínia Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian
14h35 – A Visão da PPONGD sobre o futuro da Cooperação Portuguesa 
Ana Patrícia Fonseca, Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD  
14h45 – Painel “O contributo da cooperação portuguesa para um mundo justo e sustentável” 
João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua
António Quintas do Espírito Santo, Embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Portugal*
Santos Álvaro, Direção de Europa e Américas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique*
Manuel Lapão, Diretor de Cooperação da CPLP
Dirce Varela, Diretora Executiva da Plataforma de ONG de Cabo Verde
João José Fernandes, Oikos - Cooperação e Desenvolvimento
Moderação por Bárbara Reis, jornal PÚBLICO
16h30 – O papel do Desenvolvimento Humano na construção de estratégias para a concretização da Agenda 2030 
Pedro Conceição, Diretor do Gabinete do Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU

(*por confirmar)