Jornadas "Lousã, Presente com Futuro | 27 de Abril 2022 | ADSCCL

27/04/2022 |

A  ADSCCL - Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares, em parceria com o Município da Lousã e AESL, no âmbito do desenvolvimento do trabalho de promoção do desenvolvimento local sustentável, e assinalando também os 10 anos da 1.ª Incubadora social do País, a Microninho, irá desenvolver ao longo do mês de abril e início de maio, um conjunto de iniciativas que promovem a reflexão/capacitação de vários atores e entidades, para a necessidade de um crescimento territorial mais ajustado e sustentável.

 

Neste sentido, no dia 27 de Abril vamos realizar a conferência," Inovação Social e Respostas Sociais como Ferramentas de Desenvolvimento Sustentável" destinado a organizações do Terceiro sector, técnicos, candidatos a Empreendedores Sociais e outros interessados nestas áreas, entre as 9.00 e as 13.00h.

O programa contará com a participação da Coordenadora e Fundadora do Microninho+IN, Liliana Simões, que fará a abertura do evento que iniciará com o painel “InspirAção para um Mundo Melhor”, também moderado por Liliana Simões. Este painel será aberto com a participação do Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, que nos irá falar sobre “Inovação Social como Estratégia de criação de Territórios + Sustentáveis”. Seguidamente, contaremos com João Santos, Vereador da Câmara Municipal da Lousã, Helena Correia, Presidente da Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho e Mariana Pimentel, em representação do Município de Condeixa-a-Nova, com a temática “Papel do Poder Local na Promoção do Desenvolvimento Local Sustentável através do Apoio a iniciativas de Inovação Social”. A Diretora Regional do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, Manuela Veloso, terá a seu cargo dar nota das “Respostas Sociais Inovadoras e Acesso a Financiamento Público”. José João Rodrigues, ANIMAR com o tema “Co-construção de comunidades mais sustentáveis: Redes Colaborativas de Desenvolvimento Local Sustentável”. Seguindo com tema “Construção de Comunidades/Territórios de Bem-Estar", Álvaro Cidrais, da aciDrais. Por fim, encerraremos, com os “10 anos da 1.ª Incubadora Social de Portugal: Resultados e Testemunhos” de Empreendedores Locais acompanhados pelo projeto Microninho.

Esta iniciativa conta com um conjunto de ações que contribuem para a reflexão do futuro sustentável do território, envolvendo de múltiplas formas os vários stakeholders locais, regionais, e nacionais, por forma a refletir os caminhos que o concelho pretende seguir, e de que forma os mesmos vão ao encontro do que pretendem os seus atores chave, com respeito pelos ODS e garantindo cada vez mais uma sustentabilidade plena. É assim uma forma de co-construir o futuro, com base no presente comum.

Inscrições em:
https://forms.gle/LWA7MtCTj6ZPuLko9