header mobile

Agenda

Cidadania em Ação

Calendário
Agenda
Data
04.11.2019 15:30 - 18:00

Descrição

Promovida pela Between, Associação EcoGerminar e Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, esta conferência conta com o apoio da licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e irá decorrer no seu Auditório.

A Conferência será realizada por Edwin Maria John, conselheiro da ONU para ação dos direitos das crianças e fundador do Movimento Global Governante From Bellow, iniciador dos parlamentos de crianças (Children's Parliament) na Índia.

A participação está limitada aos lugares do auditório.

----------------------------------------------

Children's Parliament é um programa de educação não formal que visa promover a cidadania ativa e o conhecimento e compreensão dos direitos da criança, dando-lhes voz. Esta metodologia, que traduzimos como Círculos de Cidadania, é a base do trabalho desenvolvido pelo movimento Global Governance from below, promovido pela organização NEIGHBORHOOD COMMUNITY NETWORK, iniciado na Índia pelo Padre Edwin Maria John em 1998.

Este trabalho foi distinguido com o Prémio UNICEF San Marino por Alexander Bodini para a melhor organização liderada por crianças para a ação dos direitos da criança, em 2009. Atualmente, o Padre Edwin Maria Jonh é mentor e conselheiro da ONU sobre esta questão.

A metodologia consiste em criar círculos de pessoas que se envolvem ativamente no debate, planeamento e execução de ações que facilitem a resolução dos seus próprios problemas. Enquanto estratégia de organização de pessoas e promoção de desenvolvimento sustentável, esta metodologia pode ser aplicada tanto em contexto escolar como de bairro (comunitário), com crianças e jovens ou com adultos (no apoio à organização de comunidades).

Promove a construção de relacionamentos que permitem às pessoas expressarem os seus pensamentos, ideias e sentimentos. Permite que as suas preocupações e opiniões sejam ouvidas, registadas e levadas em conta no seu espectro social e político.

“Círculos de Cidadania” é um programa que promove a organização de pessoas por áreas residenciais/localidades, tendo por mote os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas, de forma a contribuir para um mundo melhor. Considera que relações baseadas na vizinhança são mais eficazes na garantia da inclusão de todos e todas.

Marco Domingues

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade