Decorreu no dia 8 de maio de 2024, o segundo dia do intercâmbio com os países membros da Iniciativa Ibero-Americana de Cidadania Global para o Desenvolvimento Sustentável (CGpDS), no âmbito da Cooperação Ibero-Americana promovida pela SEGIB – Secretaria Geral Ibero-Americana.
Este dia foi dedicado à Educação para o Desenvolvimento (ED) no âmbito da educação formal. Neste contexto, realizou-se um encontro na Direção-Geral de Educação, seguindo-se uma deslocação à Escola é da Amora, no concelho do Seixal, onde as delegações terão a oportunidade de conhecer formas de implementação da ED na comunidade educativa.
Estiveram presentes nesta sessão para partilhar a sua experiência algumas das organizações que subscreveram o Plano de Ação da ENED, nomeadamente a Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), a Direção-Geral da Educação (DGE); o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ); a Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das ESE (ARIPESE); a Plataforma Portuguesa das ONGD e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM).
Este foi um momento de partilha da experiência de governança da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento liderada pelo Instituto Camões, I.P. e que prefigura um exemplo de participação da sociedade civil em parceria com o Estado na própria liderança e avaliação da política pública com outros países, que se mostraram muito interessados em poder aplicar algumas das práticas que com eles foram partilhadas.
Recordamos que esta iniciativa aprovada na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, em Andorra, em 2021, presidida pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tem por objetivo promover, a partir dos organismos coordenadores da cooperação internacional, a criação e fortalecimento de agendas nacionais na área da CGpDS em articulação com outros atores relevantes.