No passado dia 5 de abril, por volta de 55 pessoas falaram, refletiram e, sobretudo, escutaram comunicações em torno do repto “Comunidades Justas e Sustentáveis têm Igualdade”.
Igualdade, igualdades, equidade, de tudo isso se falou um pouco ao longo da manhã. Houve oportunidade para se escutar atentamente as palavras inspiradas de Luciane Santos, investigadora do CES e de João Ferrão, investigador do ICS. Como a ação pressupõe práticas testemunhas de bem-fazer, houve lugar para se aprender também com projetos que zelam pelo desenvolvimento da Igualdade, pelas vozes de Ilidiacolina Vera Cruz da Associação de Mulheres de S. Tomé e Príncipe, Catarina Borges da Rede Jovens pela Igualdade e Fátima Teixeira da Autarquia da Figueira da Foz.
Para enlaçar a capacidade de escuta com a capacidade de intervenção e facilitar a produção de recomendações colaborativas tendo por base o contexto socio-político do país, os participantes foram convidados e convidadas a desafios de reflexão nos já emblemáticos grupos de trabalho assentes nos pilares da MANIFesta – Democracia | Igualdade | Território | Ecologia.
Estamos Dentro e com a # MANIFesta em ação #, no horizonte próximo, através da elaboração do caderno temático sobre a Igualdade, na construção em rede das quatro Assembleias Regionais e do evento nacional de encontro e muito convívio a acontecer na Covilhã.
Para recordar e navegar, espreite os outros cadernos, produtos deste processo:
Caderno Democracia Participativa e Intervenção Cidadã
Caderno Políticas para a crise socio-ecológica
Caderno Sistemas Alimentares Locais