DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a dirigentes, técnicos/as e voluntários/as de entidades de economia social e todas as pessoas que pelas suas funções ou áreas de intervenção se interessem pelo tema e pelos conteúdos formativos.
O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 20 participantes.
A ação de formação só se realiza com um mínimo de 10 participantes.

 

MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 5 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 8).
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Contratação Pública Socialmente Responsável» cada pessoa formanda deve:

– Conhecer o sentido e alcance do conceito de Compras Públicas Socialmente Responsáveis;

– Saber o papel das entidades da economia social nas compras públicas socialmente responsáveis;

– Identificar as considerações sociais nos procedimentos de contratação pública.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS  (12 horas síncronas e 4 horas assíncronas)

1 – Conceito de Compras Públicas Socialmente Responsáveis (CPSR)

2 – O papel das entidades da economia social nas CPSR

3 – A inclusão de considerações sociais nos procedimentos de contratação pública

4 – Estudos de casos Práticos e de peças procedimentais (modelos)

 

METODOLOGIA

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de auto estudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:

1 – frequentar assiduamente a formação;

2 – realizar todos os desafios propostos.

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema. A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.

 

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:

– Participação em sessões síncronas (70%);

– Realização do desafio final (30%).

As pessoas formandas serão avaliadas, quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico.

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa.

Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.

Downloads disponíveis
Plano de Formação
2024 609 KB
Partilhar nas redes sociais