A Cerimónia Pública Solene de entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2023 teve lugar na Voz do Operário, em Lisboa, no dia 24 de janeiro de 2024 e contou com a participação de dois convidados especiais – Fernando Tordo e Paulo de Carvalho.

No âmbito da iniciativa foi destacada a importância do 25 de abril, dos valores da solidariedade e da cooperação, que pautam o setor.

O Prémio António Sérgio 2023 distingue 7 projetos vencedores: 1 na categoria Inovação e Sustentabilidade, 2 na categoria Estudos e Investigação, 1 na categoria Estudos e Investigação na Lusofonia, 1 na categoria Trabalhos de Âmbito Escolar e 2 na categoria Trabalhos Jornalísticas; atribuindo também 7 menções honrosas. Na categoria especial Personalidade do Ano da Economia Social, reconheceu José Manuel Jerónimo Teixeira (Prémio Carreira).

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínio relevantes para a Economia Social, contando com seis categorias e um Prémio de Honra.

Graça Rojão, cooperadora e cofundadora da CooLabora, recebeu uma menção honrosa na categoria de Estudos e Investigação referente ao trabalho “Decrescimento e Cuidado nas Iniciativas Locais Alternativas”, Tese para obtenção do Grau de Doutor em Sociologia, pela Universidade da Beira Interior.

Este trabalho analisou as iniciativas locais alternativas (ILA) de Portugal continental à luz de duas matrizes emancipatórias: o decrescimento e a perspetiva feminista do cuidado, que em comum partilham a preocupação com a manutenção da sustentabilidade da vida no planeta, em condições de justiça social. Teve como objetivo geral produzir conhecimento sobre os processos de transformação social protagonizados pelas organizações de economia social e de economia solidária e encontrar respostas à questão “que transformação social orientada para a criação de uma sociedade mais justa e solidária é desencadeada por estas organizações, a partir das conceções de decrescimento e de cuidado?”.

Mais informações:  https://cases.pt/wp-content/uploads/2023/12/Nota-Vencedores-e-MH-Premio-2023-divulgacao.pdf

Partilhar nas redes sociais